imagem ilustrativa

carolina matosA conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Carolina Matos, se reuniu com a secretária da Educação do Estado da Bahia (SEC), Adélia Pinheiro, nesta quinta-feira (3.08), na sede da SEC, para apresentar o Projeto Educação é da Nossa Conta, implementado desde 2017, cujo objetivo é o aprimoramento do controle externo, especialmente direcionado aos recursos e políticas públicas da educação. Como uma das possibilidades de diálogo e de parceria com a SEC, foi anunciada a nova iniciativa do Projeto Educação é da Nossa Conta – Na Estrada, que se encontra em fase de planejamento e será desenvolvida em conjunto com as instituições de controle parceiras.

Na oportunidade, a conselheira tratou desde a concepção até os produtos oriundos das oito dimensões do referido projeto, enfatizando a necessidade da atuação pedagógica do Tribunal de Contas, de modo a orientar e contribuir na governança de políticas públicas, e que o projeto em questão visa contribuir direta ou indiretamente com esta função.

A ação foi recebida positivamente pela equipe e foram destacados alguns aspectos fundamentais na sua execução, como, por exemplo, o calendário escolar. A reunião foi primordial para obter informações e certamente o diálogo contínuo poderá trazer outras contribuições para aperfeiçoar a proposta da nova iniciativa.

O encontro contou com a participação do superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Ricardo Costa de Moraes, da coordenadora de Controle Interno (CCI) Luciana Lopes e do assessor da Superintendência de Políticas para a Educação Básica, Erivelton Campos. Participaram ainda da reunião a equipe técnica do Gabinete da Conselheira: a chefe de Gabinete, Maria Aparecida Menezes, e a assessora Aline Sonobe.

Anísio Teixeira

“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública.”
Anísio Teixeira