As servidoras do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) Aline Kazuko Sonobe e Maria Aparecida Menezes participaram, nos dias 3 e 4 de junho, do encontro formativo virtual “Plantão Pedagógico PME”, organizado pela Coordenação de Projetos Especiais (COPE) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), ministrando as palestras “Diálogos sobre fontes de financiamento da educação” e “Diálogo sobre fontes de dados e indicadores educacionais”, respectivamente.
A equipe da COPE, composta pelas servidoras Vitalina Silva, Rosemary Lopes Soares da Silva e Guiomar Florence de Carvalho, busca realizar o assessoramento técnico de acompanhamento e monitoramento junto às equipes técnicas municipais no processo de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs), exercendo ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas, prevista na Constituição Federal de 1988. A unidade está vinculada à Diretoria de Acompanhamento e Avaliação de Informações Educacionais (DAI), a qual integra a Superintendência de Gestão da Informação Educacional (SGINF).
Ao longo dos dois dias, o encontro formativo foi marcado pela troca de conhecimentos, servindo de um espaço de diálogo, e contou com a participação de 247 servidores municipais oriundos de diferentes regiões da Bahia, que atuam direta ou indiretamente no monitoramento dos PMEs. De acordo com a chefe de Gabinete da Conselheiro, Maria Aparecida, os participantes demonstraram grande interesse pelas temáticas tratadas, interagindo ativamente por meio de perguntas ou de exposição das dificuldades inerentes a coleta de informações e ao acesso a indicadores desagregados em nível municipal.
A participação de servidores do em iniciativas como essa concretiza a missão institucional de contribuir “para o aprimoramento da gestão pública e para os resultados das políticas públicas, a fim de melhorar a vida dos cidadãos”.
DEPOIMENTO
“Quando nós realizamos o plantão pedagógico, é no sentido de orientar os municípios sobre novas legislações, sobre os parceiros que estão conosco, que estão também desenvolvendo ações de fortalecimento dessa ação de monitoramento e avaliação dos planos. Nós temos conosco o Ministério Público, o Tribunal de Conta do Estado, o Tribunal de Conta dos Municípios, que tem dado uma força muito grande, que tem alinhado conosco orientações que favorecem muito a ação no município”, disse a servidora da SEC/BA, Vitalina Silva.