imagem ilustrativa

entrevista radio alba Conselheira Carolina

O projeto Educação é da Nossa Conta – Na Estrada foi destaque, na manhã desta segunda-feira (25.11), no programa Fique por Dentro, da Rádio Alba, da Assembleia Legislativa da Bahia. A conselheira Carolina Matos e a chefe de seu gabinete, Maria Aparecida Silva de Menezes, concederam entrevista ao radialista Luís Ganem, explicando as dimensões do projeto e anunciando a sua quarta edição, que ocorrerá no próximo dia 28.11 (quinta-feira), no Centro Estadual de Educação Profissional 2 de Julho, em Porto Seguro. Durante a entrevista, foram anunciados vários temas a serem abordados durante o encontro, entre os quais: Bom Uso dos Recursos Públicos, Controle Social, Transparência, Educação Antirracista, Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Combate à Violência Infantil.

Ao falar para ouvintes de cerca de 200 municípios baianos em que o programa é transmitido, a conselheira Carolina Matos chamou a atenção para a grande aderência que o tema educação tem na sociedade em geral, destacando o apoio e a parceria com diversos órgãos no âmbito do projeto, inclusive com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. “A ideia do Educação é da Nossa Conta nasceu no Tribunal de Contas do Estado da Bahia e foi abraçada por todos os conselheiros. Este é um tema que tem uma aderência muito fácil. Não existe ninguém que levante uma bandeira para dizer que é contra a educação pública. Temos como um apoiador muito importante a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Tivemos grandes avanços na educação pública, mas os resultados não são instantâneos, eles demoram de surgir. Nós vamos precisar de mais de 50 anos para conseguirmos um resultado de impacto na educação pública baiana”, disse Carolina Matos.

entrevista radio alba Conselheira Carolina 2Enxergar a geração de jovens e crianças, dando-lhes oportunidades de educação como caminhos para a transformação social, foi outro ponto fundamental apontado pela conselheira do TCE/BA nos trabalhos desenvolvidos pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, e as instituições parceiras, visando à fiscalização dos recursos públicos destinados à educação e à melhoria do ensino público no estado da Bahia. “O Educação é da Nossa Conta segue neste sentido. Precisamos enxergá-los e oportunizá-los. Precisamos dar oportunidade de uma vida melhor para esses jovens. Neste momento, estamos indo aos territórios de identidade da Bahia para demarcar a importância que tem a política educacional”, afirmou a conselheira, sublinhando que os ex-presidentes do TCE/BA Inaldo Araújo e Gildásio Penedo Filho deram total apoio ao projeto, assim como o atual presidente da Casa de Contas, Marcus Presidio.

Também entrevistada pelo apresentador Luís Ganem, a chefe de gabinete Maria Aparecida de Menezes aproveitou o espaço concedido pela Rádio Alba para convidar os interessados a se inscreverem na quarta edição do Na Estrada. “Até o momento temos 210 inscritos. Todos os que tiverem interesse em conhecer as temáticas dos minicursos podem se inscrever. Esses eventos são uma oportunidade de os participantes trocarem suas experiências. Vivenciamos a parte pedagógica, mas também temos uma escuta ativa, porque os núcleos territoriais trazem diferentes problemáticas. Isso é muito interessante para que as instituições envolvidas no projeto tomem conhecimento da realidade em cada região”, concluiu Maria Aparecida.

O programa contou também com o apoio técnico do operador Jorge Cordeiro e da produtora Bartira Monteiro.

Veja aqui a entrevista completa

Anísio Teixeira

“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública.”
Anísio Teixeira